Depoimento
Deixe sua mensagem ou foto em www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/escolas
"Os tempos do colégio" são um clássico. Costumam render longas conversas, seguidas de gargalhadas e lágrimas, entre marmanjos e juvenis, em qualquer tempo e lugar. Não raro, as lembranças da época do uniforme têm até trilha sonora vão de Que saudade da professorinha... a To sir with love, o inesquecível tema do filme Ao mestre, com carinho, passando pelos melhores rocks, toadas e canções que embalaram a aurora de tantas vidas.
Essas memórias, sempre vivas, contudo, tendem a existir apenas em rodas de amigos. A maior parte das instituições de ensino encontra dificuldades em conservar o passado: prédios escolares, dada a alta circularidade, tendem à degradação; a documentação, sempre volumosa, idem, pode desaparecer antes mesmo de ser estudada por pesquisadores.
Com a intenção de mudar essa história, um projeto do governo do Paraná orçado inicialmente em R$ 7 milhões se ocupa do restauro das escolas estaduais mais antigas, assim como da criação de centros de memória, nos quais boletins, atas e fotografias, entre outros, possam servir de pasto aos pesquisadores. O programa está na fase inicial e contempla 13 escolas tombadas pelo Patrimônio Histórico, a exemplo dos Institutos de Educação de Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá.
Informalmente, o programa já ganhou a simpatia das escolas, envolvidas com a troca de fotografias e relatos sobre os "verdes anos". Os ex-alunos das 13 instituições mais antigas do Paraná que quiserem contribuir podem se juntar a esse mutirão, pelo site da Gazeta do Povo. Basta deixar um depoimento ou uma imagem, contribuindo para manter viva a história dos colégios mais antigos do estado.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião