Uma das alternativas apontadas pelo estudo da Unioeste para afastar crianças e adolescentes das situações de risco é ocupar o tempo ocioso com atividades esportivas e de formação profissional. É o que oferece o chamado Centro de Convivência Escola Bairro, construído pela prefeitura de Foz do Iguaçu e que será inaugurado em fevereiro.
De acordo com o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, o centro foi idealizado para ser uma extensão da escola, favorecendo a freqüência do aluno no contraturno escolar, e também será aberto à comunidade. "A proposta desse centro é a única iniciativa até então feita pelo poder público para oferecer possibilidades de desenvolvimento pessoal e humano incomensuráveis, através de 12 atividades, tanto recreativas como de esportes coletivos", observa o prefeito que pretende edificar 20 centros em diversas regiões da cidade.
A unidade situada no bairro de Três Lagoas, a primeira a ser aberta, conta com seis quadras esportivas (três cobertas), duas piscinas, laboratório de informática com internet, biblioteca e salas para desenvolvimento de atividades recreativas e de lazer, como artes marciais, tênis de mesa, xadrez, cinema, e outros. O investimento no primeiro centro foi de aproximadamente R$ 1,1 milhão, efetivado unicamente com verba do município.
Desde a semana passada, o centro vem atendendo 350 crianças e adolescentes da região na colônia de férias, com monitoramento de 300 universitários do curso de Educação Física e professores municipais. (MCP)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora