Curitiba – O Paraná foi o estado brasileiro com o maior número de desastres naturais e tecnológicos em agosto. A informação é do Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná (Cenacid-UFPR). O centro lançou ontem o Mapa Brasileiros de Desastres Significativos do mês de agosto. No fim do ano, o Cenacid divulgará o mapa com o levantamento de todos os desastres registrados no país este ano.

CARREGANDO :)

O coordernador da pesquisa, Renato Eugênio Lima, afirma que a contagem e o monitoramento dos desastres ajudará a sociedade a se prevenir melhor a esses eventos. "Encarar os desastres nos ensina a trabalhar com a prevenção e a se preparar melhor para quando acontece um desastre", diz.

O mapeamento contou apenas eventos que tenham resultado em pelo menos uma morte e não foram causados por crimes, guerras ou acidentes de trânsito. No Paraná, em agosto, foram contabilizados quatro desastres do tipo. A abertura da cratera em Bocaiúva do Sul e os incêndios que destruíram reservas florestais no estado.

Publicidade

Os incêndios, aliás, foram os maiores vilões do período apresentado pelos pesquisadores do Cenacid. Segundo a pesquisa, eventos dessa natureza foram responsáveis por mais de 17% dos desastres mundiais em agosto deste ano. No Brasil, eles causaram 17, dos 19 desastres registrados.

São Paulo e Minas Gerais são os estados com maior número de casos desse tipo. Depois do Paraná, os dois também são os que concentraram a maior porcentagem de desastres no período. Os estudos da Cenacid indicam que cada um deles foi responsável por 18% dos desastres que ocorreram no país. "É importante considerar que esse valor é relativo de um mês para o outro. Para agosto, coincidiu do Paraná ser o com o maior número de desastres. Mas no geral, é São Paulo o estado que apresenta a maior quantidade", explica Lima.