Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prevenção

Pesquisa descobre genes ativos do enfarte

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, conseguiu descobrir os genes ativos no processo de enfarte cardíaco. Trata-se do primeiro passo para que se faça prevenção do enfarte por intermédio de exames de genética em laboratório, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Dos 25 genes identificados no momento do enfarte pela pesquisa, oito são grandes candidatos a serem aplicados na rotina laboratorial, melhorando o diagnóstico dos pacientes. Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Santiago de Compostela, Instituto Ludwig e Instituto Príncipe Felipe de Valença, a pesquisa mapeou dez homens que sofreram enfarte, com idade entre 35 e 65 anos, e seis pessoas saudáveis.

Dos dez pacientes com enfarte pesquisados, cinco estavam sofrendo o primeiro episódio e cinco, o segundo. A conclusão dos pesquisadores ao cruzar os dados dos dois grupos foi a de que a rede de genes ativada no processo é diferente nos dois casos. A pesquisa, custeada também pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), recebeu uma verba de R$ 300 mil e deve estar totalmente concluída até o ano de 2010.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.