A prefeitura de Curitiba ainda não licitou a empresa que irá realizar a pesquisa de origem e destino dos passageiros que usarão o metrô. Apesar de a pesquisa não influenciar na rota do metrô, segundo o secretário Fábio Scatolin, ela pode auxiliar na reorganização do transporte no entorno das estações de metrô. “A gente poderá ter uma noção do resto do sistema e também para prepararmos ônibus para alimentar essas estações.” Ou seja, serviria para ter uma noção do número de passageiros e de como levar essas pessoas até as estações do metrô.
O valor máximo do contrato será de R$ 6,1 milhões – sendo R$ 1,5 milhão financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento e o restante deve sair do orçamento de Curitiba. O consórcio vencedor terá de realizar entrevistas com 56 mil famílias para conseguir, pelo menos, 16 mil domicílios válidos. Ao todo, cerca de 250 mil pessoas devem ser ouvidas durante 18 meses. “Acho fundamental que essa pesquisa seja feita para nos dar uma orientação do resto do sistema”, diz Scatolin.
O percurso ligando a CIC Sul ao Terminal do Cabral já teve a sua “demanda justificada” no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da obra, segundo o secretário, e por isso não dependeria do resultado de um estudo posterior. O ônibus neste eixo norte-sul de Curitiba transporta atualmente 18 mil passageiros/hora no sentido sul e nove mil no sentido norte. O edital do metrô projeta uma demanda diária de 40 mil passageiros/hora nos dois sentidos. “Além da velocidade maior de um metrô que possibilita transportar mais gente”, diz.
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