O que e onde o morador de Curitiba e municípios vizinhos gosta de comprar e o que faz quando não está trabalhando? O curitibano é mesmo fechado, individualista, difícil de fazer amizade? Qual é o seu estilo de música preferido e em quais instituições mais confia? As respostas para essas e outras questões estão no Retrato da Grande Curitiba 2009, uma série de quatro suplementos especiais, que circula na Gazeta do Povo a partir de quarta-feira.
As publicações são parte da mais completa pesquisa já realizada pela Gazeta do Povo, em parceria com o Instituto Ethos, que traça o perfil do morador de Curitiba e região metropolitana. Os dados serão divulgados como um presente de aniversário à capital, que completa 316 anos no próximo domingo.
As informações dos suplementos ampliam outro estudo feito há oito anos pelo jornal. Desta vez, o levantamento traz resultados que envolvem também a população da região metropolitana. A pesquisa, realizada entre 12 de julho e 29 de agosto de 2008 pelo Instituto Ethos, aplicou 3.780 questionários sendo 2.400 em Curitiba e 1.380 nos municípios de Pinhais, São José dos Pinhais, Colombo, Araucária, Almirante Tamandaré e Campo Largo.
A série começa na quarta-feira mostrando o perfil do morador da Grande Curitiba. No segundo suplemento, os leitores saberão sobre os hábitos de consumo e de lazer. Os temas da terceira edição são crenças, valores e ética. Para fechar a série, os aspectos positivos e negativos da cidade levantados pela população e as perspectivas dela para o futuro.
Para o diretor de redação da Gazeta do Povo, Nelson Souza Filho, os resultados são importantes para que a sociedade possa saber mais sobre sua formação. "Temos a oportunidade de oferecer nesta série informações e conteúdos que irão servir para muitos outros trabalhos e investigações, ampliando a disseminação sobre o conhecimento da nossa sociedade. Estamos novamente cumprindo nosso papel social", afirma.
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