O Cátedra Jurídica é o novo programa da Gazeta do Povo para o público acadêmico. É aqui que você vai entrar em contato com os temas pulsantes do mundo jurídico. Sempre por meio de uma abordagem técnica e com discussões abrangentes focadas no Direito.
Para esta missão, trouxemos alguém à altura. André Uliano é procurador do Ministério Público Federal, professor e mestre em Economia e também em Direito Público. É autor e coautor de vários livros jurídicos, além de ex-comentarista do programa Fora dos Autos e ex-articulista da Gazeta do Povo.
No programa de estreia, o entrevistado é o celebrado pesquisador Samuel Sales Fonteles. Fonteles é atualmente promotor de justiça do Ministério Público de Goiás. Foi assessor especial da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autor de vários livros sobre direitos fundamentais, hermenêutica constitucional e backlash. Ainda, foi visiting scholar na prestigiada Universidade de Stanford (EUA).
Fonteles estudou a fundo a Corpus Linguistics, na área da Linguística e, a partir dela, criou a Corpus Fonteles. Trata-se de um extraordinário conjunto de fontes para interpretação constitucional, através do uso da linguística computacional. Ainda, o pesquisador vai falar do “originalismo”, corrente de interpretação constitucional hoje hegemônica no Judiciário americano.
O programa Cátedra Jurídica vai ao ar mensalmente, sempre no último domingo de cada mês, às 18h, no canal do YouTube da Gazeta do Povo e com publicação no site, na editoria de Vida e Cidadania.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião