Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
História

Pesquisadores encontram submarino afundado na 2ª Guerra Mundial em SC

Equipes retiram equipamento que registrou imagens do submarino do fundo do mar no litoral de SC | Divulgação/Família Schurmann
Equipes retiram equipamento que registrou imagens do submarino do fundo do mar no litoral de SC (Foto: Divulgação/Família Schurmann)

Pesquisadores do Instituto Kat Schurmann e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) afirmaram que localizaram, na noite desta quinta-feira (14), o submarino alemão, prefixo U513, afundado na costa catarinense desde 19 de julho de 1943, durante a 2ª Guerra Mundial. Ainda de acordo com a equipe, esta a primeira embarcação encontrada entre as 11 que foram afundadas no mar brasileiro no período da guerra.

Segundo Rafael Medeiros Sperb, pesquisador do CTTMar/Univali, que ainda está embarcado no veleiro Aysso, o encontro do submarino tem importância histórica. "Estamos felizes com o feito, mas ainda falta muita água até chegarmos em solo. Tudo vai depender do vento", disse ele ao G1.

Ainda segundo a Univali, o submarino é procurado por pesquisadores há cerca de dois anos. O encontro do submarino é resultado do convênio de cooperação para localização da embarcação entre o do Instituto Kat Schurmann e a Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

A operação de prospecção oceanográfica começou no sábado (9) e deveria durar até sábado (16), mas o retorno da equipe foi antecipada em virtude do encontro do submarino.

De acordo com Sperb, a embarcação foi encontrada nas proximidades de São Francisco do Sul (SC), por volta das 22h desta quinta-feira. O submarino está encalhado a 75 metros de profundidade.

Segundo o pesquisador, foram afundados 11 submarinos alemães durante a 2ª Guerra Mundial em águas brasileiras. Vários grupos de arqueologia subaquática desenvolvem pesquisa para encontrar dados e informações sobre os locais dos naufrágios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.