Pessoas com necessidades especiais para dirigir poderão fazer exames médicos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em clínicas médicas credenciadas em várias cidades do estado. As clínicas poderão se adequar para prestar o serviço com verba parcialmente custeada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Até agora, os exames eram feitos com exclusividade na sede do Detran em Curitiba.

CARREGANDO :)

Qualquer clínica credenciada ao Detran pode se habilitar a fazer os exames. Para isso, é necessário manifestar interesse, apresentar a documentação exigida e ter a equipe médica mínima.

Os primeiros exames devem acontecer na próxima sexta-feira (19) em Cascavel, no oeste do estado. A empresa Clinicar faz o atendimento e tem três exames marcados para esta semana. Na cidade de Colorado, no norte do estado, o serviço será iniciado a partir do dia 26 na Clínica Melo.

Publicidade

A taxa paga pelo usuário é de R$ 78,32. Os outros procedimentos para a habilitação ou renovação da carteira de motorista são os mesmos. Para cobrir os custos das clínicas privadas, o Detran vai subsidiar R$ 31,33 por procedimento. Os exames na sede de Curitiba estão mantidos.

A expectativa do Detran com a medida é baixar a espera para a realização dos exames, que chegou a ser de um ano em 2010. Na metade do ano passado, a espera era de três meses. Entre janeiro de 2011 e junho deste ano, cerca de 7,3 mil pessoas fizeram o procedimento.