Pessoas com necessidades especiais para dirigir poderão fazer exames médicos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em clínicas médicas credenciadas em várias cidades do estado. As clínicas poderão se adequar para prestar o serviço com verba parcialmente custeada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Até agora, os exames eram feitos com exclusividade na sede do Detran em Curitiba.
Qualquer clínica credenciada ao Detran pode se habilitar a fazer os exames. Para isso, é necessário manifestar interesse, apresentar a documentação exigida e ter a equipe médica mínima.
Os primeiros exames devem acontecer na próxima sexta-feira (19) em Cascavel, no oeste do estado. A empresa Clinicar faz o atendimento e tem três exames marcados para esta semana. Na cidade de Colorado, no norte do estado, o serviço será iniciado a partir do dia 26 na Clínica Melo.
A taxa paga pelo usuário é de R$ 78,32. Os outros procedimentos para a habilitação ou renovação da carteira de motorista são os mesmos. Para cobrir os custos das clínicas privadas, o Detran vai subsidiar R$ 31,33 por procedimento. Os exames na sede de Curitiba estão mantidos.
A expectativa do Detran com a medida é baixar a espera para a realização dos exames, que chegou a ser de um ano em 2010. Na metade do ano passado, a espera era de três meses. Entre janeiro de 2011 e junho deste ano, cerca de 7,3 mil pessoas fizeram o procedimento.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora