Um erro de funcionários de casas lotéricas levou vários beneficiários do programa Bolsa-Família a fazer doações involuntárias para uma fundação do Rio Grande do Sul. O problema surgiu com a mudança do telefone para esclarecimentos sobre o benefício. Embora o número já tenha sido trocado há cerca de 30 dias, lotéricas da região de Apucarana, no Norte do estado, continuam informando o telefone antigo para a população. O novo número de atendimento da Caixa para o Programa Bolsa Família é o 0800 726 0101.
Quem liga para o 0800 informado pelas lotéricas, porém, tem uma ingrata surpresa. Uma gravação pede para que a pessoa aguarde e, logo em seguida, informa que a doação de R$ 10 foi confirmada. A denúncia chegou ao conhecimento de gerentes de agências da Caixa Econômica Federal, que foram procurados por diversas pessoas que se consideraram lesadas.
A instituição que assumiu o antigo número da Caixa e que recebe as doações, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, é uma entidade com sede em Porto Alegre especializada em projetos sociais. A fundação é mantida pela Rede Brasil Sul de Comunicação, a RBS.
A CEF foi contatada e informou que o telefone de ligação gratuita de orientação do Bolsa-Família mudou há cerca de 30 dias. O caso está sendo encaminhado ao Procon. Em Apucarana, três integrantes do programa já procuraram o órgão para reclamar. O escritório local não informou as providências que estão sendo encaminhadas.
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