Representando o governador Roberto Requião (PMDB), que se prepara para viagem de trabalho à França, o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), participou da reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com governadores de todo o país em em Brasília, nesta quinta-feira (23).
A reunião contou com a presença dos ministros Tarso Genro (Relações Institucionais) e Dilma Rousseff (Casa Civil), dezesseis governadores e dois vice-governadores.
Pessuti disse que o Paraná está entre os estados que desejam dialogar e tornar-se parceiro do governo federal.
"Fiz questão de deixar claro ao presidente Lula que queremos estar juntos na construção de um Brasil-Nação. É uma visão do governador Requião, que não aceita o fato de ver o país sendo tratado como um mercado. É preciso trabalhar para melhorar as condições de vida dos brasileiros e acabar com as desigualdades", afirmou Pessuti.Ferroeste
Ele reivindicou ao presidente e ministros a extensão da Ferroeste, numa primeira etapa de Cascavel até Guaíra, e seguindo depois até Corumbá e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
"Essa ferrovia demandará com certeza muitos recursos, mas ela é importante para o desenvolvimento do nosso Estado", acrescentou Pessuti. Para o vice-governador do Paraná, chegou o momento do presidente Lula destravar o país, proporcionando condições para o desenvolvimento econômico e social. "Mas para tanto, ele terá que adotar algumas medidas, que venham a desonerar o setor produtivo. Enfim, é preciso fazer mais e melhor do que, juntos, fizemos até agora".
Mais uma
Os temas regionais deverão ser debatidos numa reunião de trabalho que o presidente Lula pretende marcar para os próximos dias com todos os governadores.
"O presidente reafirmou seu compromisso em manter uma relação qualificada não só com os governadores, mas prefeitos e parlamentares. Essa relação, segundo o presidente, será importante para a elaborar propostas que proporcionem o desenvolvimento do Brasil, com medidas que gerem emprego e renda. Para isso, é preciso investir em obras de saneamento e infra-estrutura", observou Pessuti.
Requião na França
Neste sábado (25), o governador Roberto Requião, acompanhado de secretários do estado, embarca para a França. O Paraná participa de evento na cidade de Lyon sobre ecologia e desenvolvimento.
É o Salão Internacional de Equipamentos, Tecnologia e Serviços para o Meio Ambiente, onde os programas de Mata Ciliar e de Conservação de Bacias do governo do Paraná serão mostrados.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, deverá apresentar os projetos. Requião tem encontro previsto com a ministra de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável da França, Nelly Olin.
A participação do Paraná no evento francês integra as ações previstas no convênio de cooperação entre o estado e a região do Rhônes-Alpes, onde fica a cidade de Lyon.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião