Representando o governador Roberto Requião (PMDB), que se prepara para viagem de trabalho à França, o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), participou da reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com governadores de todo o país em em Brasília, nesta quinta-feira (23).
A reunião contou com a presença dos ministros Tarso Genro (Relações Institucionais) e Dilma Rousseff (Casa Civil), dezesseis governadores e dois vice-governadores.
Pessuti disse que o Paraná está entre os estados que desejam dialogar e tornar-se parceiro do governo federal.
"Fiz questão de deixar claro ao presidente Lula que queremos estar juntos na construção de um Brasil-Nação. É uma visão do governador Requião, que não aceita o fato de ver o país sendo tratado como um mercado. É preciso trabalhar para melhorar as condições de vida dos brasileiros e acabar com as desigualdades", afirmou Pessuti.Ferroeste
Ele reivindicou ao presidente e ministros a extensão da Ferroeste, numa primeira etapa de Cascavel até Guaíra, e seguindo depois até Corumbá e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
"Essa ferrovia demandará com certeza muitos recursos, mas ela é importante para o desenvolvimento do nosso Estado", acrescentou Pessuti. Para o vice-governador do Paraná, chegou o momento do presidente Lula destravar o país, proporcionando condições para o desenvolvimento econômico e social. "Mas para tanto, ele terá que adotar algumas medidas, que venham a desonerar o setor produtivo. Enfim, é preciso fazer mais e melhor do que, juntos, fizemos até agora".
Mais uma
Os temas regionais deverão ser debatidos numa reunião de trabalho que o presidente Lula pretende marcar para os próximos dias com todos os governadores.
"O presidente reafirmou seu compromisso em manter uma relação qualificada não só com os governadores, mas prefeitos e parlamentares. Essa relação, segundo o presidente, será importante para a elaborar propostas que proporcionem o desenvolvimento do Brasil, com medidas que gerem emprego e renda. Para isso, é preciso investir em obras de saneamento e infra-estrutura", observou Pessuti.
Requião na França
Neste sábado (25), o governador Roberto Requião, acompanhado de secretários do estado, embarca para a França. O Paraná participa de evento na cidade de Lyon sobre ecologia e desenvolvimento.
É o Salão Internacional de Equipamentos, Tecnologia e Serviços para o Meio Ambiente, onde os programas de Mata Ciliar e de Conservação de Bacias do governo do Paraná serão mostrados.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, deverá apresentar os projetos. Requião tem encontro previsto com a ministra de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável da França, Nelly Olin.
A participação do Paraná no evento francês integra as ações previstas no convênio de cooperação entre o estado e a região do Rhônes-Alpes, onde fica a cidade de Lyon.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora