A Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu) criou um abaixo assinado online para pedir o fechamento de uma quadra da Rua São Francisco, no Centro de Curitiba. A petição, que até as 15 horas desta quarta-feira (29) contava com 835 assinaturas, pede que o trecho entre as ruas Presidente Faria e Riachuelo seja fechado para o tráfego de veículos. A meta é chegar a mil assinaturas.
"A ideia é que a primeira quadra da Rua São Francisco tenha o tratamento de trânsito mais acalmado", diz Goura Nataraj, um dos membros da Cicloiguaçu. A ideia, segundo ele, é baixar a velocidade dos carros na região e melhorar a qualidade das calçadas. "A gente quer ali favorecer atividades com crianças e atividades culturais. Estamos buscando o apoio dos comerciantes e moradores da região", afirma ele. A solicitação, de acordo com a Cicloiguaçu, visa fortalecer o local como ponto de encontro, cultura e lazer no centro da cidade.
Nataraj disse que o grupo já entregou uma proposta para a Prefeitura, que está analisando a viabilidade do pedido.
A Prefeitura de Curitiba informou que ainda não recebeu nenhuma proposta oficial do grupo, mas se comprometeu a analisar o caso.
Praça de Bolso
Em setembro desse ano foi inaugurada na região a Praça de Bolso do Ciclista. O espaço, localizado na esquina das ruas São Francisco e Presidente Faria, no Centro, foi construído pela própria comunidade em parceria com a prefeitura e a ONG Cicloiguaçu. A praça começou a ser construída no fim de abril. A prefeitura doou o terreno e fez a terraplanagem. A comunidade fez o resto, como o banco (que é um tipo de "bioconstrução"), a pintura, os paraciclos (estacionamentos de bicicleta), a colocação da grade e o palco. Entre abril e setembro, ao menos 200 pessoas ajudaram na obra.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião