A Polícia Federal faz nesta sexta-feira (12) em Rondonópolis, Mato Grosso, uma operação para coibir o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. Os policiais cumprem 26 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão em Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, na ação batizada de Boi Branco.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Polícia Federal, a quadrilha é formada por empresários e criminosos conhecidos e contava com a ajuda de um policial civil, preso em agosto por transportar três quilos de cocaína da cidade de Cáceres para Rondonópolis. O policial repassava informações ao bando para proteger o entorpecente durante o transporte.
O grupo se dividia entre o tráfico e o investimento do lucro obtido. Os responsáveis por reinvestir o dinheiro eram os empresários, como disfarce para lavar o dinheiro. A polícia apurou que, em quatro meses, a quadrilha movimentou cerca de R$ 7 milhões com o esquema.
As investigações, segundo informações da assessoria da PF, começaram com o acompanhamento de um traficante, flagrado em junho de 2007 na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, com aproximadamente 17 quilos de cocaína no tanque de uma caminhonete. Ele levou a polícia a descobrir um laboratório de refino em Tremembé, também no interior paulista.