A Polícia Federal (PF) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em instituições de ensino no Paraná nesta terça-feira (29). A ação faz parte da Operação Formatura que investiga uma quadrilha suspeita de produzir certificados de conclusão e diplomas falsos de cursos à distância. Além do Paraná, a organização atuava em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

CARREGANDO :)

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas em 2008, após denúncia recebida, via internet, pela polícia do Mato Grosso do Sul. O inquérito foi instaurado para apurar as irregularidades e para identificar estabelecimento e pessoas envolvidas no esquema. Os diplomas eram do ensino médio e fundamental, de acordo com a polícia.

No total, a 5ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande expediu 59 mandados de busca e apreensão em 23 cidades dos sete estados. No Paraná foram cumpridos mandados em quatro instituições de ensino de Curitiba e em uma de Pinhais, na região metropolitana. A polícia apreendeu três malotes de documentos. Nos outros estados também foram apreendidos documentos, computadores e históricos escolares. Não havia mandados de prisão expedidos para a operação, mas o funcionário de uma escola de Campo Grande foi preso em flagrante. A PF informou que ele estava de posse de grande quantidade de pedras preciosas e semipreciosas sem a documentação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Publicidade

Os materiais apreendidos durante a operação serão encaminhados para o Setor de Perícias Criminais da Polícia Federal em Campo Grande. As instituições de ensino que estão sendo investigadas não tiveram os nomes divulgados.