A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (13) a Operação Rio Branco com o objetivo de desarticular uma suposta quadrilha dedicada ao tráfico de drogas, especialmente de crack e cocaína, no sul do país. De acordo com a corporação, os agentes cumprem 45 mandados de prisão e 46 de busca e apreensão em 12 cidades do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina.
A investigação, conduzida pela Delegacia da PF de Santa Maria teve início em agosto do ano passado e revelou que um grupo de supostos traficantes da cidade gaúcha agia de maneira coordenada com outros residentes em Porto Alegre, Carazinho, Caçapava do Sul, Cruz Alta, Nova Hartz, Parobé, Novo Hamburgo e Foz do Iguaçu.
Durante as investigações foram presos 21 suspeitos, sendo que 16 foram detidos em flagrante por tráfico de drogas, duas em flagrante por posse ilegal de armas e três em cumprimento a mandados de prisão. Além das detenções, foram apreendidos 146,8 quilos de cocaína sob a forma de cloridrato (pó), pasta base e crack. Também foram recolhidas cinco armas, sendo duas de calibre restrito, munições, joias e veículos.
Paraná
A Polícia Federal (PF) irá cumprir dois mandados de prisão em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, nesta terça-feira (13). A assessoria de imprensa da PF informou que dois traficantes da cidade participavam da quadrilha e tiveram a prisão decretada pela Justiça.