A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29) a Operação Formatura para desmantelar uma quadrilha que produzia certificados de conclusão e diplomas falsos de cursos à distância. A organização atuava em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

CARREGANDO :)

Os diplomas eram referentes a cursos de ensinos médio e fundamental, de acordo com a polícia.

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas em 2008, após denúncia recebida, via internet, pela polícia de Campo Grande, que instaurou inquérito para apurar as irregularidades e para identificar estabelecimento e pessoas envolvidas no esquema.

Publicidade

No total, a 5ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande expediu 59 mandados de busca e apreensão em várias cidades dos sete estados.

Mandados de busca e apreensão no Paraná

Quatro mandados de busca e apreensão serão cumpridos no Paraná nesta terça-feira (29). A Polícia Federal irá recolher documentos em Curitiba e em Pinhais, na região metropolitana, que podem auxiliar na comprovação da fraude nos diplomas.

Dos três mandados da capital, um já havia sido cumprido, no bairro Capão Raso, por volta do meio-dia. O mandado de busca e apreensão de documentos em Pinhais também já tinha sido cumprido.

Nenhum mandado de prisão será cumprido no Paraná.

Publicidade
Veja também
  • Operação da PF reacende discussão sobre concurso de 16 anos atrás
  • Planejamento cria grupo para melhorar segurança nos concursos
  • Quadrilha fraudava concursos há pelo menos 16 anos, diz PF