A Polícia Federal em Uberlândia (MG) prendeu nesta segunda-feira (30) oito pessoas, entre elas um médico da rede municipal de saúde, suspeitas de participação em um esquema criminoso envolvendo atestados médicos falsos e irregulares no sistema penitenciário do Estado. De acordo com a PF, os detentos do sistema prisional usavam de atestados médicos falsos para levar ao erro autoridades judiciais e penitenciárias, simulando moléstias graves com o objetivo de obter benefícios judiciais.
Durante a operação Filho Pródigo foram presos também sete detentos que estavam foragidos ou haviam sido beneficiados com o abrandamento da execução penal, como o regime semiaberto e a prisão domiciliar. Os nomes dos presos não foram divulgados. A PF informou apenas as iniciais do médico: A.F.R.J.
A PF apurou que atestados emitidos pelo médico estavam baseados em laudos de exames falsificados. Em outros casos, os atestados eram emitidos para os detentos sem os devidos exames.
As investigações duraram apenas 20 dias. De acordo com o delegado Daniel Ladeira, a operação "prestigiou a celeridade" em "detrimento da profundidade das investigações". "Para que fosse estancada a sangria", explicou. "Não podíamos nos dar ao luxo de deixar outros casos acontecerem, porque não eram ladrões quaisquer que estavam sendo soltos. Eram realmente pessoas muito perigosas, envolvidas com sequestro, tráfico de drogas e tentativa de homicídio contra policial."
Conforme a PF, na ação policial foi recapturado um foragido, autuado em flagrante pelo crime de receptação. Com ele foi encontrado um veículo roubado. A PF informou também que, em razão da complexidade do esquema, as investigações continuam para buscar novos envolvidos.
Na operação foram cumpridos também seis mandados de busca e apreensão. Os presos foram encaminhados para as penitenciárias João Pimenta da Veiga e Professor Jacy, ambas na região do Triângulo Mineiro.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião