A Polícia Federal e a Receita Federal fecharam nesta quarta-feira (23) todas as 138 lojas do Centro de Comércio Popular, conhecido como "Paraguaizinho", em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, em operação de combate ao contrabando e descaminho. A expectativa é que se apreenda em torno de R$ 1 milhão em mercadorias.
Segundo o delegado da Polícia Federal de Ponta Grossa, Jonathan Trevisan Júnior, esta é uma das maiores ações contra a prática de contrabando realizada neste ano na cidade. "Nós estamos com mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara da Justiça Federal da comarca de Ponta Grossa. Os proprietários são obrigados a abrir as portas para a gente. Se não abrirem, temos autorização para nós mesmos abrirmos as lojas", ressalta o delegado.
Entre agentes da PF e da Receita Federal, a fiscalização mobiliza aproximadamente 200 pessoas. Três ônibus e cinco carretas estão no local para serem carregadas com os produtos. A expectativa é de que até as 20 horas já tenha um balanço da operação. A última ação de fiscalização da PF e da Receita no Paraguaizinho aconteceu em setembro, quando foram fechadas as lojas de apenas um corredor e foram apreendidos cerca de R$ 200 mil em mercadoria.Apresentação de documentos
De acordo com a Receita Federal, as mercadorias apreendidas serão encaminhadas ao depósito da própria Receita, em Ponta Grossa. Os comerciantes deverão comparecer em data e horário a serem agendados para poderem apresentar documentos que comprovem a regularidade das mercadorias. Os produtos que estiverem dentro da lei serão devolvidos aos proprietários. O agendamento começa nesta quinta-feira e deve seguir até quarta-feira da próxima semana.