Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concursos

PF indicia 55 candidatos por suspeita de fraude em prova do órgão de 2009

A Polícia Federal (PF) indiciou 55 candidatos do concurso para o cargo de agente na corporação, realizado em 2009. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público Federal e faz parte da Operação Tormenta, deflagrada em junho e que investiga fraudes em concursos públicos em todo o país.

As investigações da PF concluíram que os 55 candidatos tiveram participação nas ações de uma suposta quadrilha que vendia gabaritos de provas de concursos públicos. Os indiciados teriam sido beneficiados pelo esquema da quadrilha, que teria cobrado até R$ 20 mil pelos gabaritos de exames. Além da prova da PF, há suspeita de fraude em outros concursos: da Receita Federal, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Eliminados na seleção da PF

Dos 55 candidatos, seis estavam fazendo o curso de formação do órgão na época que a operação foi deflagrada, em junho, e foram eliminados da seleção naquele mês. Os 49 demais não haviam passado para as etapas seguintes e foram eliminados oficialmente nesta quarta-feira (13), em edital que foi publicado no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Assim, não poderão recorrer administrativamente do resultado do concurso.

De acordo com as primeiras informações da PF, esse é o segundo inquérito da operação a ser concluído. O primeiro foi sobre a suspeita de fraude na segunda fase do exame da OAB de 2009, que foi realizada em 28 de fevereiro de 2010 e anulada em março após os primeiros indícios das irregularidades.

Nesse caso, a Justiça Federal abriu processo contra 37 pessoas envolvidas, após a denúncia do Ministério Público Federal em Santos (SP). O esquema incluiu um curso com as questões para bacharéis em direito em uma universidade de SP.

Os inquéritos sobre as provas da Receita Federal, da Anac e da Abin continuam em andamento.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.