Mandados de busca e apreensão cumpridos ontem pela Polícia Federal (PF) nas dez unidades do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR) revelaram um esquema de favorecimento de uma escola que pertence a diretores do conselho. Segundo a PF, o grupo se aproveitava da estrutura do Creci para "vender" cursos preparatórios em uma instituição pertencente a diretores do conselho. Ninguém foi preso.
Para conseguir registro profissional e atuar como corretor de imóveis, os candidatos devem frequentar um curso e fazer uma prova do Creci. De acordo com o delegado Algacir Mikalovski, os candidatos eram induzidos por funcionários do Creci a fazer o curso na escola dos diretores do conselho. O custo seria de aproximadamente R$ 1 mil por aluno. "As pessoas saíam com a impressão de que só podiam fazer o curso naquela escola. A concorrência era tolhida por meio de práticas ilegais", disse o delegado.
Segundo a PF, funcionários recebiam comissão dos diretores para encaminhar os candidatos. Os policiais apreenderam apostilas e recibos nas unidades do Creci. A PF apurou que a prática ocorria nas dez unidades do Creci no Paraná, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Umuarama, Matinhos e Guarapuava. O nome da escola beneficiada não foi divulgado. Durante a investigação, a PF infiltrou agentes que frequentaram o curso. Ainda não há uma estimativa de quantas pessoas foram prejudicadas. De acordo com Mikalovski, a prática configura estelionato e patrocínio do interesse particular perante a iniciativa pública.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora