A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (6) a Operação Batizado para desarticular um esquema de desvio de produtos químicos do comércio formal para o tráfico de drogas, em São Paulo. A PF cumpriu 5 mandados de prisão temporária e 16 de buscas e apreensão, nas cidades de Carapicuíba, Santana do Parnaíba e Cotia, na Grande São Paulo, e na Ilhabela, litoral norte do Estado.
Os mandados foram todos expedidos pela Vara Criminal da Justiça Estadual de Carapicuíba. A PF apreendeu grande quantidade de produtos químicos com cafeína, lidocaína, manitol, acetona e ácido clorídrico.
Um homem foi preso em flagrante. A Batizado pegou um total de 12,7 toneladas de produtos químicos, além de 300 litros de acetona.
O inquérito policial teve início há quatro meses, após análise feita pela PF das atividades de empresas que realizam importação, exportação e comercialização de produtos químicos que podem ser utilizados para a produção de drogas.
Uma empresa “com atividades suspeitas” fica situada na cidade de Carapicuíba. Durante as investigações, a PF constatou que a empresa adquiria produtos químicos sem comprovar sua comercialização regular. Estima-se que durante os dois anos em que esteve em atividade, a empresa tenha vendido ao tráfico de drogas mais de 30 toneladas de cafeína - substância controlada - utilizada para aumentar o volume da cocaína que é colocada à venda.
Os presos serão indiciados e responderão pelos crimes de tráfico de droga equiparado, quando o comércio ilícito é de produtos químicos controlados, e associação para o tráfico de drogas, com penas de até 15 anos de reclusão.