Onze pessoas foram presas em uma operação de combate ao tráfico de drogas que foi desencadeada no Paraná e mais cinco estados. Os mandados de prisão foram cumpridos desde sábado (25) pela Polícia Federal (PF) e dois ainda estão em aberto. As informações foram divulgadas pela PF nesta terça-feira (28). Das 11 prisões, duas foram efetuadas em Curitiba.
Uma tonelada de cocaína foi apreendida durante a operação nos seis estados. Parte do entorpecente estava escondido em fazendas no Mato Grosso.
A Operação Catimbó foi desencadeada em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco e Paraíba, além do Paraná. As investigações duraram um ano.
Em Curitiba, foram presos Lourival Pires Ribeiro e Robson Pires Ribeiro. Lourival conhecido como Juca Pires - é suspeito de comprar cocaína da Bolívia e distribuir em seis estados. Ele foi citado durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico (no ano 2000), foi preso e cumpriu pena por tráfico de drogas. A PF encontrou cocaína em fazendas de Lourival no Mato Grosso.
A PF informou que as investigações da Operação Catimbó tiveram início com a Operação Ressaca - que foi desencadeada em maio de 2010 no Paraná e Mato Grosso do Sul.
Operação Ressaca
Éder de Souza Conde foi um dos presos na Operação Ressaca. Ele era conhecido como "Fernandinho Beira-Mar do Paraná". Segundo a PF, ele era o maior distribuidor de drogas da Grande Curitiba.
Conde foi julgado e condenado na semana passada a 22 anos e três meses de prisão. A Justiça confiscou, ainda, imóveis e veículos avaliados em mais de R$ 4,3 milhões. Outras oito pessoas acusadas de envolvimento na quadrilha de Conde também foram condenadas.