Atualizado em 31/1/2007 às 19h18

CARREGANDO :)

Dezesseis pessoas foram presas e um traficante ainda está foragido após a operação da Polícia Federal de Guaíra, Oeste do Paraná. A ação começou na madrugada desta quarta-feira (31) com o obejtivo de desmantelar uma quadrilha envolvida com o tráfico internacional de drogas, armas e munições de calibre restrito.

Além do Paraná, a "Operação Parabellum", aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo. A PF acredita que a quadrilha agia ainda em Santa Catarina, além dos três estados onde foram cumpridos mandados de prisão.

Publicidade

De acordo com a PF, as armas e drogas eram adquiridas em Salto del Guairá (Paraguai) por membros da quadrilha que moravam em Guaíra e Umuarama (Noroeste paranaense). De lá, os produtos seguiam para o interior dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, os criminosos recebiam veículos furtados e roubados em diversas regiões do Brasil, que eram utilizados como moeda de troca com traficantes paraguaios.

Entre os crimes praticados pelos integrantes da quadrilha estão o tráfico internacional de arma de fogo de uso restrito e proibido (pena de 6 a 12 anos), tráfico internacional de drogas (5 anos e 10 meses a 25 anos), associação para o tráfico (3 a 10 anos), receptação no exercício do comércio clandestino (3 a 8 anos) e formação de quadrilha armada (2 a 6 anos), além de multa.

Vídeo:Veja em vídeo como foi o início da operação em Guaíra