• Carregando...

Atualizado em 15/9/2006 às 17h38

Quatro policiais militares foram presos na manhã desta sexta-feira pela Polícia Federal no município de Itaipulândia, região Oeste do Paraná. No início da manhã, a PF deflagrou uma operação para colher provas sobre organização criminosa formada por Policiais Militares. A quadrilha é suspeita de corrupção ativa, facilitação para o contrabando e descaminho, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, na região de Itaipulândia, próxima a Foz do Iguaçu.

A ação foi batizada como "Operação Comandos" e cumpriu sete mandados de busca e apreensão e quatro, dos cinco, mandados de prisão temporária. Os mandados são contra um sargento, um capitão e três soldados da PM. O quinto mandado seria para um soldado, mas recentemente ele pediu exoneração às vésperas da conclusão do processo administrativo, segundo a assessoria da PM, e continua foragido.

As investigações, segundo assessoria da PF, tiveram início com procedimento interno da PM, que apurou a associação de diversos membros da corporação no esquema delituoso. Eles tinham sido alvo de Inquérito Policial Militar e as informações embasaram a solicitação e a decretação das prisões. O Inquérito Policial Militar (IPM) foi finalizado e protocolado junto ao Poder Judiciário, no dia 25 de agosto. A partir dali, o Ministério Público Federal (MPF) deu continuidade às investigações, identificando os policiais envolvidos e a forma de atuação do grupo.

Os presos ficam à disposição da Justiça, em Foz do Iguaçu. Estão detidos o capitão Nivaldo Marcelos da Silva, o sargento Paulinho Pereira dos Santos, e os soldados Valdesir Bett e Luiz Carlos da Rocha. O ex-policial militar Celso Schnaider está foragido. Como não faz mais parte da corporação, a PM, segundo sua assessoria, não tem como mobilizar esforços para encontrá-lo e apresentá-lo às autoridades. Todos os envolvidos poderão ser expulsos da corporação.

Confira a reportagem em vídeo do Paraná TV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]