A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (29) 18 pessoas, entre elas dois secretários de governo, em operação para desarticular esquema de concessão ilegal de licenças ambientais no Rio Grande do Sul. Entre os presos, estão o secretário municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia, o secretário estadual de Meio Ambiente do RS, Carlos Fernando Niedersberg. Segundo a rádio CBN, também foi detido o ex-secretário Estadual do Meio Ambiente Berfran Rosado.
Em viagem a Tel Aviv, o governador Tarso Genro anunciou o afastamento do secretário. O prefeito José Fortunati também afastou temporariamente Záchia.
De acordo com a Polícia Federal, os presos poderão ser indiciados por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, crimes ambientais e lavagem de dinheiro.
Participaram da operação cerca de 150 policiais federais em nove cidades - Porto Alegre, Taquara, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis. Foram expedidos 29 mandados de busca e apreensão.