Brasília O PFL oficializou ontem, em convenção nacional, a aliança em torno da candidatura presidencial do tucano Geraldo Alckmin, com o senador pefelista José Jorge (PE) no posto de vice. A despeito da escassez de público e da falta de entusiasmo generalizada, por conta da má performance eleitoral de Alckmin e da falta de entrosamento entre tucanos e pefelistas em grande parte dos estados, a chapa foi aclamada em meio a discursos inflamados contra o governo e críticas pesadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Política é obstinação e queremos nos declarar obstinados a impedir que o presidente da República, conivente com os corruptores, fuja ao debate sobre os escândalos e crimes do seu infeliz governo", afirmou o presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), que presidiu a reunião ao lado de Alckmin e José Jorge.
Penúltimo a discursar, José Jorge abriu sua fala destacando que foi o Nordeste, e não o destino, que o colocou na condição de vice. Depois de se referir a Lula como "nordestino desnaturado", disse que "a praga atual" que aflige sua terra é "a traição de um conterrâneo mal aculturado" que chegou à Presidência e trata o Nordeste como "região habitada por uma gente exótica e folclórica", em vez de resolver seus problemas. Ele acredita que seu papel na eventual administração Alckmin será o de "equilibrar as atenções do governo para que o Nordeste seja prioridade nos planos de desenvolvimento e não receba esmolas".
Grande time
Alckmin falou logo em seguida, mas não acompanhou o tom dos pefelistas nas críticas ao presidente Lula. "Política é time, é coisa boa, de quem gosta de gente. Temos aqui um grande time e estamos unidos no compromisso com nosso povo", declarou, destacando que não luta por uma vitória pessoal, mas para melhorar o Brasil. O tucano lembrou ter visto seu adversário dizer há poucos dias que o Brasil não tem pressa para crescer, e contestou: "Ao contrário, temos muita pressa. Nosso tempo é a velocidade da mudança".
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora