Seis jovens foram detidos na madrugada de terça-feira (9) quando pichavam o prédio dos Correios, na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. A prisão ocorreu porque as câmeras de monitoramento da Guarda Municipal flagraram a ação dos pichadores.
Segundo a Guarda Municipal, os seis rapazes são moradores de Colombo, na região metropolitana, e foram levados para a delegacia de proteção ao meio ambiente. Lá, eles foram autuados em flagrante por crime de pichação, que tem pena prevista de até três anos de prisão, e multados em R$ 714 cada.
No grupo, havia dois menores, que só foram liberados com a presença dos pais e após o pagamento da multa. Um dos detidos já responde ação por homicídio. Além das punições, os envolvidos não podem participar de concurso público municipal por dois anos.
Alternativa
Um convênio inédito firmado entre a secretaria municipal de defesa social e o poder judiciário prevê que os adolescentes que forem flagrados pichando cumprirão pena alternativa. Ao invés de detenção, os jovens vão acompanhar uma palestra socioeducativa, com o tema de educação ambiental, aplicada por instrutores do curso de formação da Guarda Municipal.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora