O verão ainda nem chegou, mas já é hora de tirar o biquíni do armário e começar a curtir o sol no Rio. Segundo o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Carlos Austin, a onda de calor que atinge a cidade desde segunda-feira (2) deve se intensificar e a temperatura pode atingir 39º C antes do verão.
"Estamos na transição da primavera para o verão. E primavera é isso, tem dias com céu claro e também tem onda de frio em plena primavera. Já tivemos temperatura de 38 e 39º C no passado no estado do Rio", explica. O especialista ressalta que apesar do calor, não estamos livres da chuva. "Estamos no período de águas, quando começam as chuvas, e esse período, que dura 6 meses, vai até março". Normalmente, a chuva cai à noite, depois de um dia abafado e de muito calor.
Austin conta que o sol vai permanecer pelos próximos dias. "Uma frente fria passou pelo estado do Rio no fim de semana e ficou estacionada no Espírito Santo, mas a massa de ar seco está voltando a predominar na Região Sudeste". Segundo ele, a máxima prevista para esta quarta-feira (4) pode ultrapassar 35º C, e a mínima deve ficar em torno de 19º C. Há ainda possibilidade de chuva rápida no final do dia.
Lua de mel e férias
Em lua de mel no Rio, o casal Alberto Sala, de 36 anos, e Beatriz San Miguel, de 35, trocaram o outono de Barcelona pelo calor do Rio. Os dois aproveitaram para conhecer o Mirante do Leblon nesta quarta e ficaram encantados com o que viram. O mergulho no mar, fica pra depois.
"Tá muito calor. A gente saiu de Barcelona, onde estava frio, e encontramos esse sol. Queremos ir à praia sim, mas só depois das 6h da tarde, quando o sol é mais fraco".
Em férias, o casal de juízes Régis de Castilho, de 36 anos, e Mariana Salinas, de 30, deixou a capital paulista para curtir as férias no Rio com os filhos Gabriela, de 2 anos, e Caio, de 1.
Os pequenos recebem atenção especial, com muito filtro solar e bastante líquido para hidratar.
"O Rio reúne boas opções de lazer. Além da praia, tem ótimos lugares de gastronomia e compras".
Também em visita à cidade, a engenheira têxtil Lílian Curvo, de 30 anos, deixou o frio em Portugal para se bronzear no sol de primavera. O marido, o arquiteto Hélio Freitas, de 30 anos, garante que em apenas 2 ou 3 dias consegue um bronzeado típico do verão.
Os cuidados com a pequena Rafaela de 3 anos incluem filtro solar e água de coco para hidratar. "A praia é do que tenho mais saudades no Rio. E hoje tá muito calor, parece verão".
Em apenas 10 minutos de corrida, o funcionário da Fiocruz Rodrigo Macedo, de 30 anos, mostra que o sol está tão quente como num dia de verão.
"Tá muito calor. Normalmente corro 40 minutos, mas só com 10 minutos já estou assim, todo suado. Agora que tá começando a esquentar prefiro correr mais tarde, quando o sol já baixou".
Se o dia está bonito e é dia de folga na faculdade, nada melhor que um banho de mar para refrescar. É quase meio-dia quando as estudantes Marcela Maia, de 18 anos, e Gabriela Vivacqua, de 19, chegam à Ipanema, na Zona Sul. Mesmo sem boné, elas garantem que não há problema. "Trouxe filtro solar e se precisar a gente pega uma barraca. Gosto do verão, mas prefiro a primavera porque é menos quente", diz Gabriela.
Fugindo do calor
Quem prefere a sombra e água fresca pode fugir da praia e optar por um passeio ao ar livre em locais mais frescos. Dentro da cidade, boas alternativas são a Floresta da Tijuca, as Paineiras, o Parque Lage e o Jardim Botânico. Em ambientes fechados, a opção é ir ao shopping, onde o ar-condicionado costuma dar conta do recado.
Os cuidados com as crianças
Com o sol forte, as chances de desidratar são maiores. As crianças merecem uma atenção especial. Se a brincadeira é no parquinho ou na praia, não dá pra esquecer o boné em casa e nem deixar de passar filtro solar. É importante também reaplicá-lo.
"É preciso passar o filtro solar pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol para uma absorção adequada do produto. Mais importante do que o fator de proteção alto é a reaplicação no intervalo de 2 a 3 horas. Procure evitar o sol no intervalo de 10 às 15h, e no horário de verão, entre 11h e 16h. Também é importante beber muito líquido, principalmente água, sucos e água de coco. É bom lembrar que a cerveja e o refrigerante são diuréticos e aumentam a desidratação, ao invés de repor as perdas de água", explica a dermatologista Cláudia Amorim.
Os cuidados com as crianças são os mesmos, mas vale lembrar que como a pele é mais sensível, além do protetor solar, a recomendação é usar camisetas leves e abusar dos líquidos. "Sempre que possível evite a exposição direta ao sol, use barracas e bonés. E as crianças, por terem uma menor superfície corporal, desidratam com muito mais facilidade, por isso muita atenção na ingestão hídrica. Além disso, a pele também é mais sensível, devendo usar protetor solar sempre e camisetas leves", diz a médica.
O cardápio do lanchinho dos pequenos deve ser leve e incluir alimentos de fácil digestão, muito líquido e frutas.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora