Brasília O delegado Renato Sayão, encarregado do inquérito que apura o acidente do avião da Gol, disse ontem que vai intimar os dois pilotos americanos do jato Legacy Joseph Lepore e Jan Paul Paladino para depor na próxima semana em Brasília.
Sayão considerou importante a decisão da Justiça de reter os passaportes dos dois pilotos por tempo indeterminado. "Para mim, a decisão é boa. Enquanto não for concluído o inquérito, é importante que eles estejam no Brasil", disse o delegado em rápida conversa com jornalistas, no hangar da Polícia Federal.
Sayão disse que as investigações terão que esclarecer quatro questões: se os pilotos seguiram os procedimentos internacionais e as normas internacionais de vôo; se os controles de vôo funcionaram adequadamente; se houve falha mecânica nos aparelhos que levaram à colisão; e se houve uma conjunção de fatores negativos para os pilotos.
O advogado José Carlos Dias, que representa a ExcelAire e os pilotos do Legacy, afirmou que os pilotos estão "confiantes que agiram corretamente e que somente uma "investigação pautada pelo equilíbrio, clareza e transparência permitirá às autoridades determinarem as ações ou omissões que causaram ou contribuíram para o acidente.