O município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, ganhou ontem um espaço de 3.060 m2 de área construída para abrigar o fórum da cidade. "O novo edifício substitui as precárias instalações, abrigadas em prédio alugado", comenta o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador Tadeu Marino Loyola Costa.

CARREGANDO :)

Foram investidos R$ 3,5 milhões na edificação, levantada durante um ano em um terreno doado pela prefeitura do município. Uma construção moderna e funcional, segundo o presidente do TJ-PR. "O fórum não pode ser transformado em uma Torre de Marfim, isolado da comunidade. O Judiciário deve integrar-se a ela", afirma Costa.

O fórum recebeu o nome do desembargador Francisco Cunha Pereira. "Pelos bons serviços que prestou à Justiça paranaense", explica o presidente do TJ-PR. Nascido em Peçanha (MG), em 1897, Cunha Pereira formou-se em Direito no Rio de Janeiro e tornou-se juiz municipal de Clevelândia (PR) em 1924. Foi transferido para São José dos Pinhais e Curitiba e, em 1947, nomeado desembargador do TJ-PR.

Publicidade

O homenageado também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e um dos fundadores da Faculdade de Direito de Curitiba. "Ele faleceu aos 103 anos de idade, com plena lucidez, recebendo o respeito e o reconhecimento de seus concidadãos", lembra Costa. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes na solenidade. "Nós da família Cunha Pereira estamos gratificados e emocionados com esta homenagem", afirma o filho João Cândido Cunha Pereira.

Desde 1998, o Fórum de Pinhais funcionava em dois andares de um prédio comercial. No novo espaço, localizado na Rua 21 de Abril, no Centro, além dos juizados e das varas Cível e Criminal, será instalada a Vara da Família. O prédio inaugurado também conta com um auditório próprio para julgamentos. "Antes os júris eram feitos no auditório da Câmara Municipal. Estávamos muito no improviso", conta a juíza diretora do fórum, Márcia Regina Hernandez de Lima.

A mudança ocorre nesta semana. Até segunda-feira, portanto, os trabalhos do fórum prosseguem em regime de plantão ainda na unidade antiga.