A comissão da OAB constatou que 81 presos estão em duas alas destinadas a 16 detentos na delegacia de Pinhais| Foto:

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), acompanhados do juiz José Orlando Brenner, da Vara Criminal de Pinhais, e do promotor de Justiça Henrique Cleto, vistoriaram ontem a delegacia de Pinhais, na região metropolitana. O xadrez abriga 81 detentos, em condições insalubres, em duas alas criadas para abrigar 16.

CARREGANDO :)

Os problemas vieram à tona após tentativa frustrada de fuga na sexta-feira, quando a polícia descobriu um buraco que vinha sendo cavado. "Os presos estão com sarna e furúnculos", conta a advogada Isabel Kugler Mendes, da comissão da OAB. "Nos dias de calor, alguns presos desmaiaram por falta de ar." Segundo a advogada, há presos nos corredores, obrigados a usar garrafas pet e sacos plásticos para as necessidades fisiológicas.

O juiz José Orlando Brenner determinou que seja feita nova vistoria no início da semana que vem. Médicos da Secre­­taria da Saúde do município deverão examinar os detentos. Os representantes do Judiciário e do Ministério Público se comprometeram a iniciar a revisão dos processos. Dos 15 presos condenados, 3 já teriam cumprido a pena. A prefeitura já tem um terreno para construir uma nova cadeia. A proposta de­­­pende de aprovação do governo do estado e da Assem­bleia Legislativa. (AS)

Publicidade
Veja também
  • Greve não sai e policiais questionam dupla função