O pioneiro Meton Araújo de Souza completa, nesta quinta-feira, 100 anos. Nascido em 22 de setembro de 1905, em Sobral (CE), ele chegou a Londrina em dezembro de 1935, um ano após a fundação da Cidade. Por aqui, encontrou pouca coisa além de mato. "Me assombro com o tamanho de Londrina. Não dá para acreditar que naquele lugar que não tinha nada, hoje há tantos prédios e tanta gente. Foi um crescimento assustador", disse ele em entrevista a Simoni Saris, de Jornal de Londrina.
Antes de chegar à Cidade, porém, ele passou pela cidade do Rio de Janeiro, onde chegou em 1924, a bordo de um navio do Loyd, e estudou na Escola Hahnemanniana de Homeopatia. "Foi lá que eu aprendi a trabalhar com ervas, mas quando cheguei aqui, tive que fazer outra coisa porque as pessoas não conheciam a homeopatia."
E foi assim que começou a vender sabão de porta em porta. Mas essa atividade logo foi substituída por uma engraxataria e pela distribuição de jornais e revistas, destacando-se nesta última. "Assumi a distribuição da imprensa escrita em todo o Norte do Paraná por vários anos", contou. "Sou de uma família de muito desenvolvimento e sei da importância da leitura."
Em 1975, perdeu a exclusividade. Foi neste ano também que a geada negra castigou sua fazenda, rendendo-lhe muitas dívidas. Sem a distribuidora e sem a fazenda, ele retornou ao cultivo das ervas medicinais, profissão que exerce até hoje, no pequeno "consultório" instalado nos fundos de sua casa, no Jardim Shangri-Lá A (Zona Oeste).
Longevidade
E é à homeopatia que Meton atribui a boa saúde e a longevidade. Ele diz nunca ter tomado nenhum remédio alopata. Sempre que sentiu algum mal-estar recorreu às ervas. "Minha avó era botânica e o poder de cura das plantas foi passando de pai para filho. Fui criado com fitoterapia", lembrou.
Aos 100 anos, Meton está muito bem. "Tenho saúde perfeita e durmo bem." Quando sente tontura, toma um preparado de cactus grandiflorus e as eventuais pontadas no peito não resistem a uma dose de fósforo. "Só utilizo substâncias naturais", afirmou o pioneiro, que tenta passar aos seus sete filhos e "muitos" netos e bisnetos os benefícios da homeopatia.
Em comemoração aos 100 anos de Meton Araújo de Souza, a família preparou uma missa solene a ser realizada hoje, às 18h30, na Catedral de Londrina. "Estou muito feliz de chegar aos 100 anos."
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora