O tombamento de um caminhão-tanque interditou totalmente por duas horas e meia o quilômetro 41 da rodovia BR-277, no sentido que liga Curitiba ao Litoral do Paraná. O acidente ocorreu às 8h30 da manhã desta sexta-feira (4) e causou a interrupção até as 11 horas. Das 10h30 às 11 horas, uma pista no sentido Curitiba também precisou ser interditada. Às 11h20, o fluxo ainda tinha lentidão em ambos os sentidos na região do acidente, mas sem restrições.
O acidente ocorreu na região da Serra do Mar e envolveu um ônibus e um caminhão. Robson Mourão Silva, motorista do veículo de carga, relatou que perdeu o controle o após cerca de 300 metros do Viaduto dos Padres. "Estourou a mangueira de contenção e acabou o freio. Por isso não consegui parar e bati na traseira do ônibus", disse.
Com o impacto da batida, o ônibus foi lançado contra uma mureta e um passageiro foi arremessado para fora do veículo. O caminhão subiu no barranco e tombou para a esquerda, exatamente onde o passageiro do ônibus caiu. Esse homem e o motorista do ônibus foram encaminhados em estado grave ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.
Juliana Souza, agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), disse que na hora de transferir o ácido fosfórico do caminhão tombado para outro veículo, a pista precisará ser bloqueada novamente. "Como tem ácido dentro do caminhão, existe um risco de vazamento [o que até agora não ocorreu]. Para evitar o risco, será necessário fazer o transbordo", relatou Juliana. Ainda não há previsão de horário no qual a operação deve ser feita.
Fila chegou a sete quilômetros
Segundo informações repassadas pela Ecovia, uma fila de mais de sete quilômetros se formava a partir do local do acidente no sentido Paranaguá quando o trânsito foi liberado, às 11 horas. Já no sentido Curitiba, três quilômetros de retenção eram registrados no mesmo horário.
Um segundo acidente, de menor proporção, foi registrado e contribuiu para piorar o trânsito na região. Um caminhão e duas kombis se envolveram em uma batida no quilômetro 43, na pista da esquerda. O trânsito no local é prejudicado e os motoristas precisam desviar pela faixa da direita. Ninguém ficou ferido neste segundo acidente.