Rio de Janeiro - O cirurgião plástico Ivo Pitanguy, 82 anos, será operado hoje para colocação de ponte de safena e instalação de válvula artificial na aorta. O médico se sentiu mal no domingo, em sua casa de veraneio, em Angra dos Reis, litoral Sul do Rio, e foi transferido de helicóptero para a capital fluminense. Ele está internado no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona Sul do Rio de Janeiro.
O cirurgião já havia recebido o diagnóstico de estenose aórtica, um estreitamento da válvula da artéria que provoca a obstrução do fluxo sanguíneo no coração, e estava sob acompanhamento. Pitanguy vinha tratando uma infecção respiratória com antibióticos. Essa infecção agravou o quadro cardíaco.
Exames realizados ontem no hospital Samaritano mostraram que, além da estenose aórtica, as artérias coronárias estão obstruídas, o que obrigará a colocação de ponte de safena. "Ele costuma fazer exames com regularidade, mas essa obstrução só apareceu agora", afirmou o cardiologista Cláudio Buarque Benchimol.
A filha de Pitanguy, Gisela, divulgou nota na tarde de ontem informando que o pai passou bem a noite de domingo para segunda-feira e tem quadro clínico estável. Ainda segundo o texto, o cirurgião plástico "respira espontaneamente e aguarda com tranqüilidade a cirurgia programada."
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião