Rio de Janeiro - O cirurgião plástico Ivo Pitanguy, 82 anos, será operado hoje para colocação de ponte de safena e instalação de válvula artificial na aorta. O médico se sentiu mal no domingo, em sua casa de veraneio, em Angra dos Reis, litoral Sul do Rio, e foi transferido de helicóptero para a capital fluminense. Ele está internado no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona Sul do Rio de Janeiro.
O cirurgião já havia recebido o diagnóstico de estenose aórtica, um estreitamento da válvula da artéria que provoca a obstrução do fluxo sanguíneo no coração, e estava sob acompanhamento. Pitanguy vinha tratando uma infecção respiratória com antibióticos. Essa infecção agravou o quadro cardíaco.
Exames realizados ontem no hospital Samaritano mostraram que, além da estenose aórtica, as artérias coronárias estão obstruídas, o que obrigará a colocação de ponte de safena. "Ele costuma fazer exames com regularidade, mas essa obstrução só apareceu agora", afirmou o cardiologista Cláudio Buarque Benchimol.
A filha de Pitanguy, Gisela, divulgou nota na tarde de ontem informando que o pai passou bem a noite de domingo para segunda-feira e tem quadro clínico estável. Ainda segundo o texto, o cirurgião plástico "respira espontaneamente e aguarda com tranqüilidade a cirurgia programada."
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora