A Polícia Militar Ambiental encontrou uma cobra de aproximadamente quatro metros em uma residência no bairro Pilarzinho, em Curitiba. O animal é da espécie Phyton molurus, mais conhecida como píton indiana. Um homem que estava no local disse cuidar da cobra há dez anos, mas negou ser o proprietário do bicho. O animal estava em uma gaiola e servia como bicho de estimação. A casa fica na Rua Sousa Melo, na região do Parque Tanguá.
De acordo com o tenente João Serpa, do Batalhão da PM Ambiental, a polícia chegou ao local após denúncias. "Confirmamos a situação denunciada, além de constatarmos que o homem que disse ser o cuidador do animal não tem autorização para criar o animal exótico", disse.
Esse tipo de réptil não é venenoso e pode chegar a sete metros de comprimento. O comportamento do animal lembra o das jiboias, que apertam suas presas até o sufocamento, para depois engoli-las por inteiro. O animal apreendido foi encaminhado para um viveiro em Antonina credenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).