São Paulo - As pizzarias de São Paulo aparecem no topo da lista de estabelecimentos com problemas registrados pela vigilância sanitária. Segundo estudo da Secretaria de Estado da Saúde, 31% dos estabelecimentos que apresentaram problemas de higiene, manipulação de alimentos, suporte operacional (tratamento de água e esgoto), edificações e documentação são pizzarias, sejam elas delivery ou não.
Foram avaliados 467 estabelecimentos comerciais de todo o estado entre 2005 e 2006. As churrascarias apresentaram a segunda pior colocação no ranking, representando 19% dos estabelecimentos reprovados. O terceiro lugar é ocupado por pastelarias, com 14% de reprovação. A lista continua com padarias, em quarto lugar, supermercados, restaurantes e mercearias. Os índices surpreenderam a diretora do Centro de Vigilância Sanitária, Maria Cristina Megid. "Por São Paulo ser uma cidade com tradição no consumo de pizzas, não esperávamos esse resultado", disse.
Para o dono de um estabelecimento, Elídio Biazini, o fenômeno pode ser explicado por questões econômicas. "No passado, as pessoas perdiam o emprego e montavam uma pizzaria delivery. Desinformadas, as pessoas mantêm a falta de disciplina", aposta.
Os principais problemas, segundo Cristina, foram relacionados a manipuladores e manipulação de alimentos. A higiene pessoal dos funcionários, as condições de armazenamento dos ingredientes, o estado de saúde dos cozinheiros, uniformes e a limpeza da área de manipulação de alimentos estavam fora das normas de boas práticas da vigilância sanitária.
Nutricionistas ou engenheiros de alimentos são requisitados em restaurantes, lanchonetes e pizzarias. "É uma tarefa importante. Os funcionários são pessoas simples, que precisam de aconselhamento nesse sentido", afirma um dos sócios da Pizza Bros, Carlos Alberto Bonfim.
Barroso vota por manter exigência de decisão judicial para responsabilizar redes por ofensas
Dias de pânico: o que explica a disparada do dólar e dos juros
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora