O ministro Gilberto Occhi (Integração Nacional) afirmou nesta quinta-feira (23) em Brasília que o governo federal usará o programa Minha Casa, Minha Vida para ajudar na reconstrução de moradias destruídas pelo tornado que passou pela região de Xanxerê, em Santa Catarina.
“Hoje, [o governo está fazendo um] levantamento de todas as moradias e imóveis residenciais e comerciais atingidos para que haja o levantamento da necessidade de recuperação dos imóveis ou reconstrução dessas moradias através do programa Minha Casa, Minha Vida”, disse, depois de reunião com a presidente Dilma Rousseff.
Ainda não há detalhes de como isso ocorrerá, disse. O governo estima que 2 mil moradias tenham sido atingidas. As casas que ficaram destelhadas já receberam lonas - ainda chove muito na área.
De acordo com o ministro, Dilma deve sobrevoar a região. “[Ela] está agendando uma ida, avaliando qual é a melhor data. [Ela] já disse que irá lá, só não marcou o dia.”
Apesar dos danos causados pelo o que chamou de “evento devastador”, que matou duas pessoas, o ministro, que esteve na área, afirmou que a “situação está se normalizando”.
A energia elétrica já voltou a funcionar em algumas áreas, e vazamentos de água estão sendo consertados, disse Occhi. “Parte da cidade funciona de maneira normal, parte da cidade está totalmente destruída.”
Mais de 200 homens do Exército auxiliam na limpeza do local e na ajuda humanitária aos afetados. Desde quarta-feira (22), as famílias atingidas recebem um kit com comida, utensílios de limpeza e higiene, colchões, cobertores e travesseiros.