Em alguns meses, Paranaguá terá um sistema inovador de monitoramento via satélite, o chamado geoprocessamento. Com um investimento inicial aproximado em R$ 60 mil, o município do litoral paranaense será totalmente mapeado, o que facilitará seu planejamento urbano.

CARREGANDO :)

De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Vânia Pessoa Rodrigues Foes, um mapeamento da cidade já foi realizado em 1996, resultando uma base cartográfica. Mas como o surgimento de novos bairros e terrenos, além do aumento populacional, houve a necessidade de se implantar o programa de geoprocessamento. "Ele vai fornecer os caminhos e diretrizes ao que queremos implantar, pois nos dará a visão geral do municípios através de mapas", explica a secretária.

O mapeamento comandado por satélites utiliza uma tecnologia de ponta presente em grandes centros e serve basicamente como instrumento para o planejamento urbano. Segundo a arquiteta local Kim Gisele de Souza Tosini Costa, o mapeamento feito há oito anos em Paranaguá pode ser aproveitado em até 90%. Ela explica que a base cartográfica e a atualização os novos pontos da cidade (feita em abril deste ano) permitirão que as distorções sejam identificadas.

Publicidade

Com o aumento populacional de Paranaguá – que conta hoje com aproximadamente 150 mil habitantes –, foram surgindo terrenos irregulares, novas ruas, escolas, creches, entre outros. O geoprocessamento também vai auxiliar no processo investigativo desse cenário. "O interessante é sabermos onde as pessoas moram, seja em manguezais ou locais irregulares em áreas de mananciais. Dessa forma, vamos poder organizar uma política pública para atendê-los", informa Vânia Foes.

Segundo a secretária municipal, o mais interessante do programa de geoprocessamento é que seu sistema aceita que perguntas de planejamento sejam feitas, liberando rapidamente as respostas. "Já fazemos um geoprocessamento de forma analógica. Mas o sistema nos mostra os pontos que queremos atingir. Até saberemos onde se localiza um poste sem lâmpada. Basta o cidadão nos ligar, que o mapa mostra o local", revela.

Ela diz que o programa também pode ajudar na cobrança do Imposto Territorial Urbano (IPTU), pois permite calcular a área correta dos terrenos. "Nossa intenção é que, em pouco tempo, o morador de Paranaguá entre na internet, pesquise seu bairro e seu terreno e obtenha todas as informações", finaliza.

Funcionários do setor de planejamento do município realizaram um curso especifico para o manejo do programa de geoprocessamento. Após terminada a análise da base cartográfica, a cidade já será monitorada por satélites.