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Rua Toaldo Túlio, uma das poucas com uma ciclovia em Curitiba: agilidade e prática de exercício têm feito as bikes caírem no gosto dos brasileiros, mas na maior parte das cidades a infraestrutura ainda é precária | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
Rua Toaldo Túlio, uma das poucas com uma ciclovia em Curitiba: agilidade e prática de exercício têm feito as bikes caírem no gosto dos brasileiros, mas na maior parte das cidades a infraestrutura ainda é precária| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

Há dois anos, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está debruçado sobre o mapa da cidade elaborando o Plano Diretor Cicloviário da capital. Atualmente, a cidade tem 120 quilômetros de vias exclusivas ou compartilhadas para bicicleta. Não há, porém, definição de quantos quilômetros a cidade vai oferecer aos ciclistas, nem prazo de conclusão. De acordo com o Ippuc, a intenção é que, na medida em que novas obras sejam realizadas na cidade, as ciclovias ou ciclofaixas sejam instaladas, assim como ocorreu na Toaldo Túlio, no São Braz.

No projeto do novo calçadão da Cândido de Abreu, no entanto, as bicicletas foram esquecidas. Na última semana, o membro da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Ciclo Iguaçu) Jorge Brand esteve no órgão para discutir a possibilidade de implantação desse espaço no projeto. "Nós concordamos com a visão do Ippuc, que está dando prioridade ao pedestre. Isso é louvável, mas fazer a obra e esquecer do modal da bicicleta é um contrassenso", opina Brand. Em uma audiência futura com o prefeito Luciano Ducci (PSB), o ciclista pretende mostrar a necessidade da mudança.

A alteração do projeto da Cândido de Abreu é uma das diretrizes do Ciclo Iguaçu. As outras três são: ter participação ativa na criação do Plano Diretor Ciclo­viário; fazer com que a prefeitura instale bicicletários em terminais e prédios municipais; e criar uma campanha de conscientização sobre os direitos e deveres das bicicletas no trânsito.

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