Há mais de 24 horas policiais da cidade de Pitanga (Região Central) realizam o corte e apreensão de milhares de pés de maconha encontrados numa propriedade rural da localidade de Barra Bonita, a 15 quilômetros da cidade. O Sargento Moraes, da Polícia Militar (PM) de Pitanga, afirma que a maconha foi plantada no meio de uma lavoura de milho que se estende por três alqueires o equivalente a mais de 70 mil metros quadrados. A contagem ainda não é oficial, mas, na noite deste domingo (17), a PM informou uma estimativa de que o número passaria de cinco mil pés da erva.
A apreensão foi iniciada no começo da tarde de domingo (17), quando os policiais encontraram também duas estufas para a secagem das plantas e uma balança. "Prendemos primeiro um homem de 53 anos, proprietário do local, e o filho dele, de 31 anos, que chegou depois. Os dois continuam presos na Delegacia de Pitanga. Também localizamos um número de telefone que, segundo o proprietário, pertence a um traficante que compraria toda a maconha produzida no local. Estamos fazendo buscas para localizar esse suposto traficante", afirma o Sargento Moraes. O outro filho do dono da plantação, um jovem de 17 anos, foi ouvido e liberado em seguida.
Ainda na tarde desta segunda-feira (18), alguns caminhões serão levados ao local para recolher a maconha apreendida. Logo em seguida, o material deverá ser todo incinerado. Ainda segundo a PM, a apreensão resultou de uma investigação de aproximadamente cinco meses depois que usuários de droga e traficantes presos pela polícia na região de Pitanga informaram a existência da plantação.