A ação da Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especiais) que resultou na morte do trabalhador rural Deiviti Maicon dos Santos, 19 anos, será investigada num Inquérito Policial Militar (IPM) - aberto nesta segunda-feira. Os três policiais foram afastados do trabalho de rua. Paralelamente, foi aberto um inquérito na Delegacia de Polícia Civil de Colombo, na região metropolitana de Curitiba.
O caso aconteceu na madrugada de domingo, quando Santos voltava de moto com o primo da Festa do Vinho, em Colombo. Santos, que vinha na garupa, foi baleado pelas costas e morreu depois de dar entrada no Hospital Cajuru. O primo do rapaz, Tiago Luiz Machado, 19 anos, foi preso por desobediência e solto nesta segunda-feira.
A versão apresentada por Machado levanta suspeita sobre a ação dos policiais. "O meu filho contou que eles voltavam da festa e passaram por uma viatura da Rone, que estava com a luz apagada e o giroflex desligado. Os policiais atiraram após a passagem e Santos caiu. Em seguida, meu filho parou a moto para socorrê-lo e levou um tiro de raspão no braço", disse Odinéia Machado, mãe de Tiago.
Segundo a Polícia Militar (PM), a morte ocorreu num confronto com bandidos. A prova seria uma pistola Taurus 380 apreendida durante a ação. A arma, que supostamente seria da vítima, será examinada por peritos. As mãos de Santos também serão examinadas para saber se ele efetuou o disparo - como diz a versão da polícia.
O corpo de Santos foi enterrado na tarde desta segunda-feira no cemitério da Igreja do Rosário, no Centro de Colombo. O primo dele, Tiago Machado, acompanhou o sepultamento.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião