A Polícia Militar promoveu a reintegração de posse de duas propriedades rurais, ontem de manhã. As operações retiraram pacificamente 323 famílias sem-terra das fazendas Formiga, em Ramilândia (Oeste do estado), e Tamoio, em Tamarana (região de Londrina).

CARREGANDO :)

A Formiga estava ocupada desde 13 de agosto passado por aproximadamente 300 famílias. O despejo começou por volta das 7 horas e até 17 horas não havia acabado. A maioria dos sem-terra voltou para o antigo acampamento localizado na PRT-495, que liga Missal a Medianeira. De acordo com o comando do 14.º Batalhão da PM de Foz do Iguaçu, a operação mobilizou 550 policiais de diversos batalhões do interior do estado.

A fazenda, de 1.132 hectares, pertence a Gerson Formighieri. A reintegração de posse foi expedida pelo juiz da 1ª Vara Cível de Medianeira, Guilherme Cubas César. Antes da ocupação, o proprietário negociava a área com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (Banco da Terra), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, para assentar 206 pequenos produtores rurais de Missal e Ramilândia.

Publicidade

Em Tamarana, a desocupação de famílias sem-terra começou por volta das 6 horas e teve o apoio de 162 policiais militares de Londrina, Rolândia e Cornélio Procópio. Desde o mês de abril, o MST mantinha um acampamento na propriedade, que chegou e reunir mais de 30 famílias.

A reintegração de posse foi determinada pelo juiz da 5.ª Vara Cível de Londrina, Alberto Junior Veloso, em função de ação movida pelo proprietário da fazenda, José Valdir Brescassin.