O histórico de ocupações irregulares na Cidade Industrial (CIC) criou um ambiente diferente de outras regiões de Curitiba quando o assunto é urbanização. Ruas estreitas e pontos com pouca iluminação são duas características que dificultam a atuação da polícia.
O coronel da Polícia Militar Roberson Bondaruk, autor do livro Arquitetura contra o Crime, acredita que seria necessário um projeto de reurbanização na CIC para propiciar acesso mais fácil para a polícia.
O principal problema, conforme Bondaruk, é o que ele chama de "inversão de controle de acesso". Nas ruelas da Vila Nossa Senhora da Luz, por exemplo, há dificuldade de visão dos policiais e uma facilidade para quem está dentro da Vila ver quem chega. "Muitos becos, vielas e terrenos são campos onde a criminalidade age", explica.
A segurança pública não era uma preocupação na década de 1970, quando a CIC foi criada. Por isso Bondaruk sugere uma alternativa: "É preciso um renascimento urbano, como chamam na Europa", ressalta. Ele acredita que é necessário um conjunto de ações, como construir mais residências próximas das indústrias e aproveitar os vazios urbanos do bairro. "O governo do estado e o município podem promover mais segurança dentro de suas atribuições", enfatiza.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião