A fazenda São Lourenço, em Palmas, Sul do estado, foi desocupada nesta quarta-feira (9). Segundo a Polícia Militar (PM), havia cerca de 70 integrantes do Movimento Sem Terra (MST) no local, desde novembro de 2004. A operação reuniu cem policiais militares para a reintegração de posse. Essa foi a terceira desocupação no Paraná nesta semana. Na terça-feira, duas fazendas foram desocupadas pela PM, uma em Nova Laranjeira e a outra em Mangueirinha, na região Sudoeste.
Na Fazenda Santa Lúcia, localizada em Nova Laranjeira, cerca de 200 policiais militares foram até o local e cumpriram, pacificamente, a reintegração de posse. A fazenda estava invadida desde o dia 30 de outubro deste ano por aproximadamente 150 integrantes do MST.
No mesmo dia, no período da tarde, a PM se dirigiu para Mangueirinha, onde desocupou a Fazenda Santa Rosa, invadida por 90 pessoas do MST também desde 30 de outubro.
De acordo com a PM, seis integrantes do movimento foram detidos por terem abatidos dois bois, na fazenda Santa Rosa. A polícia encontrou ainda duas armas. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o governo do Paraná já desocupou 34 áreas neste ano. Desde 2003, quando começou esta gestão, 127 desocupações foram realizadas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora