Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança

PM e bombeiros dão início a negociação

O Comando da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e o Fórum das Entidades de Representação de Policiais e Bombeiros deram ontem o primeiro passo para negociar a implantação da Emenda 29 à Constituição do estado. Durante a tarde, os sete representantes do fórum, que reúne 12 associações, apresentaram as reivindicações da categoria aos oficiais no quartel do Comando Geral, no centro de Curitiba, durante a reunião da Comissão de Estudos. O encontro foi considerado "positivo", mas não teve nenhum resultado prático, já que a previsão é que a negociação só seja encerrada na semana que vem.

Enquanto acontecia a reunião nesta segunda, o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, anunciou que enviará em março para a Assembleia Legis­lativa o projeto de lei que implanta o subsídio determinado pela Emenda 29 para os policiais militares e civis. Na oportunidade, ele antecipou ainda a criação de dois novos batalhões da PM na região da capital. Um será organizado em Colombo e outro na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Desde o início do ano, vários policiais militares de baixa graduação articulam-se para iniciar uma greve em protesto contra a não implementação da Emenda 29, que prevê várias alterações – como a incorporação de gratificações no soldo dos policiais e a adoção de novas regras de progressão na carreira militar no estado. A comissão deverá se reunir nos próximos dias durante a tarde. O próximo encontro acontece hoje.

Batalhões

Os novos batalhões da PM devem ser implantados ainda no primeiro semestre deste ano, segundo o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar. Ele disse que o 22.º batalhão, com sede em Colombo, e o 23.º batalhão, na CIC, serão formados com a contratação de policiais militares aprovados em concursos já realizados. "É fundamental ter um grande efetivo policial, com uma preparação adequada, capacitado e com valores de ética e disciplina, além de boa remuneração", disse ele.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.