A Polícia Militar, em parceria com uma empresa privada, fará neste sábado (26) uma ação educativa e vai oferecer serviços aos motociclistas de Curitiba para evitar que os condutores se envolvam em acidentes de trânsito. A ação ocorre por causa do Dia do Motociclista, que será comemorado no domingo (27). A ação vai acontecer na Avenida Presidente Kennedy, em frente à sede do Paraná Clube.
No local, os policiais vão distribuir folders, fazer vistorias nos veículos, dar dicas e orientações aos condutores para evitar acidentes e para que eles mantenham documentação e veículo em dia. "A ação é voltada para educação. Vamos apontar para os motociclistas o que eles devem melhorar nos veículos, sem realizar notificações", diz o tenente Ismael Veiga, oficial de comunicação social do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
Alguns serviços, como manutenção dos veículos, também serão oferecidos no local, que ocorre das 9h às 12h deste sábado.
Acidentes
A corporação fará a ação educativa por causa dos números de acidentes e mortes no trânsito que envolvem motocicletas. Segundo o tenente, em 2013, a cada três óbitos do trânsito de Curitiba, um envolveu motociclista. Em 2014, até o mês de julho, de cada 2,5 acidentes, um teve motocicleta envolvida. "O grande problema é a imprudência dos motociclistas nos cruzamentos", explica Veiga.
O tenente elenca as três principais razões para as infrações e acidentes com motos: em primeiro lugar aparece o desrespeito à sinalização que ocorre em 42% dos casos registrados pelo BPTran; em seguida está o excesso de velocidade dos condutores; e em terceiro lugar, os motociclistas que estão embriagados e aqueles que dirigem o veículo sem estarem habilitados.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora