"Sua proteção é o nosso compromisso." Num momento em que a atitude de poucos ameaça a confiança em todo o grupo, a frase estampada no banner da Polícia Militar, numa das salas do Quartel do Comando Geral da PM em Curitiba, levanta um questionamento: até que ponto vai esse compromisso? Ontem, 14 homens de diferentes setores da PM foram homenageados por terem levado o lema às últimas conseqüências. Mais do que salvar uma vida, colocaram a própria na linha. Mais do que receber uma placa por isso, receberam o eterno agradecimento das vítimas e de seus familiares.
Jairo Nilton Martins Júnior perdeu o pai, a mãe e um irmão num acidente de carro no último dia 31 de agosto. No veículo, ainda estava um outro irmão dele, Jariel Thiago Martins, 19 anos, salvo graças a uma atitude heróica de um policial rodoviário (veja história abaixo). Comovido, Martins Júnior escreveu uma carta aos policiais que salvaram Jariel. "(A atitude) veio amenizar a dor da perda dos meus demais entes queridos, pois me resta ainda o Jariel, meu irmão, para que continuemos sendo uma família, apoiando um ao outro", diz ele na carta.
Para o psicólogo e frei da Igreja das Mercês, Alvadi Pedro Marmentin, apenas aqueles que possuem um ideal tão forte e são tão obstinados em atingi-lo conseguem esquecer de si mesmos no momento de cumprir esse objetivo. "É a ideologia do amor. A pessoa deixa de ver a si mesma, movida por um ideal. Só quem tem o amor pela sua profissão é capaz de dar a vida por aquilo que ama", afirma o frei.
Abaixo, as histórias dos homenageados: dois policiais rodoviários, cinco policiais da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) da Companhia de Polícia de Choque, um policial da Rondas Ostensivas Tático Motorizadas (Rotam) e seis bombeiros.