A PM faz, neste domingo (17), uma operação na área da Estrada das Paineiras, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na tentativa de encontrar o conselheiro do consulado do Vietnã Nam Vu, sumido desde o fim da manhã de sábado (16).

CARREGANDO :)

Segundo a polícia, ele foi levado durante um assalto a turistas no mesmo local. O conselheiro estava acompanhado do pai e do irmão em um táxi, com quatro turistas chineses que acompanhavam em uma van.

O grupo fazia um passeio pela estrada das paineiras e parou próximo ao mirante Dona Marta quando foram abordados por criminosos armados. Quando os turistas desembarcaram, foram rendidos por cerca de 12 homens armados, que usavam toucas ninjas e roupas pretas. Os criminosos começaram a recolher os pertences dos turistas, quando o conselheiro do Vietnã se identificou. Ele acabou sendo levado pelos assaltantes, que fugiram em três carros.

Publicidade

Segundo a policia, Nam Vu foi colocado no porta-malas de um dos carros. Os outros voltaram para o hotel, e só então pediram ajuda à polícia. Os turistas passaram toda a tarde dentro do hotel onde estão hospedados em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Assustados com a violência, eles não quiseram ir até a delegacia registrar a ocorrência.

O delegado responsável pelo caso esteve no hotel. Por mais de uma hora ele ouviu as vítimas.

"É uma dificuldade muito grande, porque eles são contraditórios. Algumas testemunhas dizem uma coisa. Outras dizem outra coisa. Nós temos testemunhas que estão na rua com equipes da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat). Outras pessoas que também teriam sido vítimas do grupo foram localizadas por policiais que estão rodando com elas pelo carro. Então, os policiais estão me passando as informações pelo telefone. Não dá para eu passar uma prévia segura agora", afirma o delegado titular da Deat, Fernando Veloso.

À tarde, uma equipe da Delegacia de Atendimento aos Turistas esteve no local do crime para tentar pistas dos criminosos. E a Polícia Militar fez uma operação no morro do Cerro Corá, na Zona Sul do Rio. Mas até a noite deste sábado, o funcionário consular e o outro turista seqüestrado não foram localizados.

Publicidade